# 20 Curadoria Vilmar MADRUGA . DESLOCAMENTOS
Comemorando a sua 20ª exposição virtual, a EIXO Arte, faz o lançamento da paralela EIXO – DESLOCAMENTOS uma mostra virtual coletiva que reúne 25 artistas brasileiros com a curadoria de Vilmar Madruga.
A inauguração será nos dias 29 e 30 de setembro na semana de arte mais movimentada na Cidade do Rio de Janeiro (Feira de Internacional de Arte – ArtRio).
No dia 29 de setembro, na Galeria do Reserva Cultural Niterói, será exibido o vídeo da exposição virtual e contará com duas ações performáticas de Luiz Badia e Ana Marta Moura.
“A ideia da exposição virtual deste ano é deslocar o eixo interrogativo sobre a questão da representatividade da imagem para evidenciar novos campos de experimentação e investigações de diversas linhas poéticas dos artistas inscritos. Não se trata de reforçar qualquer discurso sobre a crise da imagem pós-moderna (teremos, por exemplo, presença significativa da fotografia) mas de trazer a luz obras que contribuam com sua diferença ou estranheza para a ampliação do campo da provocação estética. Num tempo de apagamento de fronteiras sobre o que é ou deixa de ser a arte contemporânea, a exposição deste ano, retira do curador seu protagonismo e lhe confere o papel de organizador deste mapeamento, onde enfileira conjuntos de ações, sons e imagens que darão corpo e voz ao artista e sua obra.”
Vilmar Madruga, 2018
SOBRE O CURADOR
Artista plástico, curador e professor de arte, Vilmar Madruga nasceu no Rio Grande do Sul em 1951. Sua obra esteve presente em exposições nacionais e internacionais em Londres, Luxemburgo, Paris, Nova Iorque e Bagdá. Como professor criou oficinas de arte em diversos presídios do Rio de Janeiro e foi um dos criadores da Casa da Paz em Vigário Geral, antigo palco da chacina de Vigário Geral, transformada na ocasião em polo de resistência à violência pelo projeto Viva Rio, numa das primeiras experiências de pacificação nas favelas. Um dos pioneiros da arte pública, Vilmar Madruga coordenou o projeto Rio Arte Pinta no Rio, fazendo intervenções urbanas em diversos pontos da cidade. Na década de 90 dirigiu a Galeria de Arte UFF e atuou como curador de exposições no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro e em diversas manifestações artísticas de intervenções urbanas na cidade de Búzios e no bairro de Santa Tereza. Sua obra faz parte de acervos nacionais e internacionais como a coleção da Organização das Nações Unidas e a embaixada do Brasil no Iraque.
TEXTO CURATORIAL
DESLOCAMENTOS
Num tempo de apagamento de fronteiras e da diversidade de conceitos de que faz uso a experiência contemporânea, vemos nesta mostra campos poéticos e temáticos amplos e distintos a ponto de frustrarem qualquer tentativa de se estabelecer ou classificar uma noção geral de arte. As produções deste mapeamento parecem não carregar a pretensão de reforçar qualquer discurso sobre uma possível crise da imagem. Antes, temos obras que se valem da representação do sujeito e também uma larga presença da fotografia. Sem referências estáveis, mas em notável movimento, estas produções trazem à luz obras que contribuem com seu discurso poético para a ampliação do campo de provocação estética, enfileirando ações, sons e imagens que dão corpo e voz ao artista e sua obra.
Vilmar Madruga, 2018
SERVIÇO
Exposição virtual de arte coletiva: paralela EIXO 2018 - DESLOCAMENTOS
Artistas: Adilson d’Ávilla, Alejandro Zenha, Amanda Leite, Ana Marta Moura, CABANA, Caio Siqueira, Clara Infante, Grasi Fernasky, Icléa Eccard, Igor Morales, Ilana Bauberger, Isabella Scorzelli, Jabim Nunes, Jan M.O., Jane Maria, Laura Freitas, Ligia Calheiros, Lina Ponzi, Luiz Badia, Magda Sheeny, Maria Amelia Vianna, Mariana Battistelli, Roberta Cani, Rose Aguiar e Tarcísio Paniago.
Curadoria: Vilmar Madruga
Organização: EIXO Arte - contato@eixoarte.com.br
Lançamento: 29 de setembro, sábado, das 19h às 22h
Local: Galeria Reserva Cultural – Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ, 24020-007
Telefone: (21) 3604-1545
Visitação gratuita